sábado, 6 de agosto de 2016

O problema é a produção ou a distribuição?


Oi gente!!! Hoje estamos aqui com mais uma postagem para mostrar a vocês que a distribuição de alimentos não é o único problema, a produção em excesso também causa inconvenientes.
A fome no mundo é um problema muito grave e o que causou isso foi a má distribuição de alimentos, que além de ser desigual é problemática (vídeo 1). Nós produzimos muito mais do que precisamos, porém um terço dessa comida é jogada fora. A produção exagerada de alimentos pode não ser o que causou a fome no mundo, entretanto também é um problema.


Vídeo 1

Se alimentar sempre foi e ainda é essencial para o ser humano  pelo fato de fornecer nutrientes necessários para o funcionamento dos órgãos do corpo. O problema é que alguns comem demais e outros de menos, e não tem a menor ideia do impacto ambiental que a agricultura (atividade responsável pela produção de alimentos, entre outros) gera, com essa super produção. 


Essa atividade pode causar erosão (perda de solo causada pela associação do uso incorreto do solo associado com as chuvas e vento), o que faz com que cheguemos até a camada de rochas tendo um solo não agriculturável; também causa desmatamento, uma vez que quando a população aumenta é necessário a derrubada de matas originais, um exemplo desse caso é na floresta amazônica; e além de tudo isso, a queima de diesel dos tratores, produção de fertilizantes e defensivos agrícolas e a  decomposição de restos de cultura liberam uma quantidade de carbono maior do que a capturada pela produção de material vegetal. Não podemos deixar de citar que a agricultura utiliza mais de 60% da água doce mundial, o que com certeza afeta a quantidade que ainda temos disponível.



E se você ainda não se convenceu de que a produção exagerada de alimentos é coisa séria ainda tem outros problemas causados por ela, como por exemplo: o esgotamento de aquíferos pelo bombeamento de água para irrigação, que acaba gerando secas; a perda de ecossistemas e biodiversidades e a grande emissão de gases durante a produção de alimentos. Se nós produzirmos somente o necessário, ou um pouco mais para que não falte, já reduziríamos muito cada um dos problemas, o que seria uma mudança e tanto. Cada saco de salgadinho que fabricamos são toneladas de gases que liberamos, então pode ter certeza que cada ação ajuda e por isso que temos que perceber que a produção excessiva de alimentos também é um problema e um bem grave.

Beijos e nos vemos por aí!!! :) 

Um comentário:

  1. Meninas! Excelente postagem! O vídeo é bem interessante e retrata bem o problema do desperdício de alimentos. As ilustrações estão bem inseridas ao longo do texto. Vocês usaram muito bem o blog como ferramenta social. Beijos!

    ResponderExcluir