domingo, 30 de outubro de 2016

Biocombustíveis

Eai galera, tudo bem? Hoje vamos falar de um assunto de extrema importância, que muitas vezes ouvimos falar, mas acabamos não nos aprofundando no assunto.

O que são?

Os biocombustíveis são derivados de materiais biológicos como milho, cana de açúcar, mamona, canola, entre outros. Diferente dos combustíveis fósseis que demoram pra ser produzidos pela natureza, a matéria prima dos biocombustíveis pode ser facilmente reposta pelo homem à natureza, o que os torna renováveis. 


Quais os tipos de biocombustíveis?

Os mais comuns são o Biodiesel e o Etanol

Biodiesel:
Primeiramente, o biodiesel é um éster, sendo assim é mais oleoso que outros combustíveis que pertencem a classe de álcoois, como o Etanol. O terceiro maior produtor de biodiesel é o Brasil, atrás apenas da Alemanha e dos Estados Unidos. É produzido a partir de óleos vegetais, e adicionado ao diesel e utilizado como combustível. Além das vantagens de para o planeta, o a produção deste combustível aumenta a inclusão social e o número de empregos. Também agrega valor a agricultores menores, o que gera empregos no campo.


Etanol:
O Brasil tem grandes vantagens quando se fala em número de produção porém o grande parte é destinado para a exportação, o que acaba deixando o país na vanguarda quando o assunto é desenvolvimento no campo. o Etanol é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar e é uma vantagem pois é um tipo de plantação que não exige muita irrigação, tornando assim, ideal para regiões mais secas.
O Etanol é considerado um dos mais importantes combustíveis, e atualmente é comum vermos carros usando apenas esse tipo de combustível.


Para concluir...

Os biocombustíveis são uma tecnologia que precisa ser mais explorada e melhor empregada na sociedade atual. São uma ótima alternativa para diminuir os impactos quanto à emissão de gás carbônico dos combustíveis fósseis, pois mesmo que os biocombustíveis não sejam uma energia 100% limpa e ainda emitam CO2, há um balanceamento já que as plantas se apropriam destes gases para seu crescimento.

Enfim galera, por hoje é isso.
Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário